Especialista em terapia familiar lança livro sobre codependência
Romina Miranda é jornalista e especialista em Terapia Familiar Sistêmica pela Unifesp. Mobilizada por experiência pessoal, iniciou suas atividades no segmento da dependência química , em 2008, com o lançamento da Revista Anônimos, publicação especializada na temática, que foi veiculada durante cinco anos.
Neste período, Romina também foi convidada a assumir a Assessoria de Comunicação da Federação de Amor-Exigente, local em que editou as publicações para os grupos de apoio e apresentou programas na Rede Vida, ao lado de Mara Menezes, presidente na entidade na época. Como voluntária de Amor-Exigente, implantou na regional Norte Paulistana o subgrupo de cônjuges, para tratar questões específicas da relação conjugal entre usuários e suas parceiras.
Ao lado de padre Haroldo, fundador do renomado Centro de Tratamento para dependentes químicos, em campinas, o Instituto Padre Haroldo, ela editou o Jornal Ação, publicação da entidade, apresentou programas na TV Aparecida e Net TV e escreveu o livro : Uma só palavra : o legado de padre Haroldo Rahm no tratamento da dependência química.
Em 2012, foi convidada pelo psiquiatra Ronaldo Laranjeira para compor a equipe de pesquisadores da Unifesp – Universidade Federal de São Paulo, e realizar pesquisa em todas as capitais brasileiras com familiares de dependentes químicos. O levantamento, intitulado LENAD Familia, foi lançado em 2013 e , na ocasião, Romina foi convidada para coordenar o Programa Recomeço Familia, ação do Governo do Estado de São Paulo para apoiar, orientar e tratar os familiares de usuários de substâncias psicoativas.
Atualmente, como docente universitária no colegiado de Psicologia, Palestrante, Terapeuta de Famílias e Pesquisadora da Unifesp, Romina Lança o livro “ Até que a droga nos separe: um olhar sobre a codependência”, que reúne sua experiência pessoal às vivências profissionais durante estes 10 anos.
A primeira sessão de autógrafos acontecerá no III Seminário do Nordeste de Amor-Exigente, no dia 15 de setembro, em João Pessoa. Em seguida, a autora iniciará agenda de palestras e sessões em várias cidades do Brasil.
O conceito de codependência, sua relação com a dependência química, suas peculiaridades nos sistemas conjugal, parental e filial, seus aspectos intergeracionais e os transtornos associados são alguns dos temas abordados na obra , que traz também depoimentos de familiares de usuários de substâncias psicoativas e a vivência prática da autora em mais de dez anos de atuação na área. Um dos diferenciais fica por conta da proposta de intervenção para a codependência apresentada por Romina, baseada no tripé autoconhecimento , autoaceitação e autocuidados, com sugestões práticas para o início do processo de recuperação. Fragmentos de seus textos em sites, blogs, revistas e redes sociais completam o livro, obra da Líbélula Publicações.
Este livro é de um conteúdo maravilhoso li e estou relendo adotei ele como meu livro de cabeceira.Percebo que está me fortalecendo como uma codependente que sou assumida de carteirinha e tbm essa doença vem desde minha infância hoje eu dou graças por ter um professor é assim que prefiro relacionar-me com meu filho um adicto em recuperação só por hoje. Foi através dele que descobri que sou portadora desta codependencia enfim Romina Miranda faz parte deste meu aprendizado de autoconhecimento ela é uma luz para mim e acredito que para todos desta família universal por onde ela passa deixa plantado essa semente de esperança imensa gratidão por Deus ter me proporcionado está maravilha de cruzar com este ser de luz. Esse é um depoimento de uma mãe de um adicto graças a Deus só por hoje admito aceito acredito entrego. Recomendo esse livro ñ só para os que se identificam como codepedente tbm para todos que estão procurando expandir mais autoconhecimento mente aberta. Gratidão gratidão
ResponderExcluir